PENTECOSTES 2010 - PREGADOR: ROGERINHO Coordenador da RCC - MG...

Discernido o tema do Congresso Nacional

quinta-feira, 6 de agosto de 2009


Discernido o tema do Congresso Nacional e também de todos os trabalhos da Renovação Carismática Católica do Brasil em 2010.

A Palavra de Deus estará no centro de todos os trabalhos da Renovação Carismática Católica do Brasil no ano que vem. O tema, inspirado em II Timóteo 4, 1-5, será: “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!”. Este é o tema geral para todas as atividades e também o tema específico do Congresso Nacional.

Segundo o presidente da RCC, Marcos Volcan, quando o Conselho Nacional define uma temática, o faz para colocar em evidência aspectos que são fundamentais na vivência carismática. “O amor pela Palavra é uma das primeiras consequências do Batismo no Espírito Santo”, lembra Marcos, ao explicar a escolha para 2010.

Na verdade, trata-se de uma continuidade ao tema do Senhorio, desenvolvido este ano, como explica o conselheiro Reinaldo Beserra, coordenador de São Paulo: “Cresceu em nós a consciência do Senhorio, e não dá para guardar isso. Proclamar que Jesus é o Senhor, com tanta ênfase, como estamos fazendo durante todo este ano, tem enchido nossas vidas de tamanha alegria que é preciso partilhar. Temos que dar essa Boa Notícia ao mundo: em Jesus temos o sentido pleno da vida”.

O Congresso Nacional será realizado entre os dias 15 e 18 de julho, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Os demais eventos da RCC também serão centrados na Palavra de Deus, mas terão temas específicos. O do Encontro Nacional de Formação (ENF) foi inspirado no livro de Neemias: “Unidos pela Tua Palavra, reconstruiremos as muralhas...”. De acordo com Reinaldo Beserra, dentro da moção de retomada da Palavra, queremos escutar o chamado do Senhor, “porque quando estamos unidos, Deus age em nosso favor e, assim, somos capazes de reparar as brechas abertas em nossa identidade”. Reinaldo aconselha que todos se preparem para o Encontro lendo o livro de Neemias, principalmente os quatro primeiros capítulos.

O ENF será realizado no fim do mês de janeiro, em Lorena/SP, no Vale do Paraíba. Em breve, divulgaremos mais informações sobre este evento tão importante para a liderança carismática.

Ainda foi discernido o tema do Encontro de Reflexão Teológico-Pastoral, a ser realizado durante o ENF, também em Lorena: “O Verbo, verdadeira luz, ilumina todo homem!” (cf. Jo 1, 9).

Já o carnaval terá como tema: “Tua Palavra, luz para o meu caminho!” (Sl 119, 105). O discernimento dos temas foi feito durante a última reunião do Conselho Nacional, realizada entre os dias 08 e 12 de outubro, em Fortaleza, no Ceará.

Conselho Nacional da RCC planeja a vida do Movimento
O Conselho Nacional da Renovação Carismática do Brasil se reuniu entre os dias 08 e 12 de outubro em Fortaleza, no Ceará. Participaram da reunião coordenadores de 25 estados, Dom Alberto Taveira, assessor espiritual do Movimento e, também, para assessorar o Conselho, coordenadores de comissões. Foram cinco dias de muito trabalho, com momentos de oração, partilha e escuta ao Senhor.

Além da escolha dos temas para o próximo ano, os conselheiros refletiram e tomaram muitas outras decisões importantes referentes à vida do Movimento. O Planejamento estratégico para os próximos anos foi apresentado (de 2010 a 2017, quando a RCC completa 50 anos de existência no mundo). Também foi analisada como será a construção da Sede Permanente da RCC em Canas/SP, que exigirá a união de todos os membros do Movimento.

O presidente do Conselho, Marcos Volcan, considera que a reunião foi muito produtiva: “definiu os rumos que a RCC deve seguir nos próximos anos, havendo uma firme decisão de organizar o Movimento e prepará-lo para que, de forma unificada, faça parte da grande Missão Continental a que os Bispos, em Aparecida, nos convocaram. Durante esses dias, houve formação especial aos coordenadores, destacando-se a importância da ‘visão’ para o líder – como uma realidade a ser construída do que está no coração de Deus para sua Igreja. A formação é a parte fundamental da experiência do Batismo no Espírito Santo. Diante de tudo que vivemos nesses dias, esperamos um ano de muito trabalho, em torno da Palavra de Deus, e que isso nos leve a dar testemunho de unidade”.

O vereador Márcio Pacheco, do Rio de Janeiro, fez uma visita aos conselheiros para apresentar seu projeto de candidatura ao Senado Federal. Na última reunião do Conselho (em julho deste ano), o candidato pelo estado de Minas Gerais, Miguel Martini, também apresentou as suas propostas.

O Ministério de Fé e Política está fazendo um trabalho bastante importante a respeito das próximas eleições. Estão sendo formuladas resoluções, contendo orientações a respeito do pleito de 2010. O coordenador do Ministério, Sérgio Carlos Zavaris, esteve presente na reunião e apresentou algumas dessas orientações para serem analisadas pelo Conselho. Em breve, tais resoluções serão repassadas às lideranças do Movimento.

Paz e bem
Departamento de Comunicação
► Leia mais...